sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano novo, vida nova

Olá, 


último post do ano decidi dedicar a todos meus amigos e companheiros de faculdade! Agora todos somos psicólogos!! 
A turma mais linda que eu poderia encontrar! Não sei se por acaso, coincidência, Deus, energias positivas, força cósmica ou qualquer outra coisa, mas entrei nesta turma meio sem querer e mais do que querendo me encontrei! 
Agradeço a todos os amigos que fiz, a tudo o que aprendi com vocês! =) 


Mas não tive inspiração suficiente para escrever algo mais profundo :( então peguei emprestado um texto lindo do Drummond (Esse guache na vida sempre fazendo com que me apaixone por ele novamente!). O nome do texto é "Receita de ano novo", da mesma forma delicada de sempre Drummond consegue traduzir este sentimento de que a vida continua, que acredito todos nós estamos sentindo agora com todos os temores e as expectativas!


Receita de Ano Novo



Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

disse tudo! Vamos nos refazer, nos reencontrar... viver!!!

E para terminar não poderia faltar aquele versinho clássico (e que eu adoro e que sempre me lembra a adolescência):

"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai Carlos! ser guache na vida"

é isso amigos, vamos ser gauche na vida, na Psicologia, no Brasil, no mundo!! 


Beijão 
Feliz 2012!!! 

sábado, 10 de dezembro de 2011

Fim de ano, que tal começar a trabalhar?

Olá, 


depois de tanto tempo voltei! Fim de ano é assim, provas, trabalhos, relatório, etc, etc... mas tudo acabou! Ufa! 


E por falar em fim de ano... você já pensou em trabalhar no verão? 


Uma boa oportunidade são as vagas de emprego temporário, que duram em média de 1 a 3 meses. 
Geralmente não é exigido experiência e sim vontade de trabalhar! É uma boa para quem quer guardar um dinheirinho. Sem contar que é uma experiência profissional, por isso leve a sério! você terá muito o que aprender, principalmente ao trabalhar em empregos que lidam com o público. 
É uma boa dica para quem nunca trabalhou ou quer desenvolver algumas habilidades como comunicação. ;)


Segue uma lista de agências de emprego que tem este tipo de vaga: 


http://www.gelre.com.br/
http://www.neo-labor.com/
http://www.perfilrhempregos.com.br/
http://www.empreza.com.br/home/index.php
http://www.paradigma-sc.com.br/


Quer mais? Vai lá no google que ele te ajuda também. 


Até a próxima
Fabi

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Coach, você sabe o que é?

Olá amigos, 

estou passando para deixar uma dica para vocês! ;)

É o site administradores.com.br É um site bem interessante sobre mercado de trabalho e notícias no geral. 

Há algum tempo eu tinha algumas dúvidas sobre o que é esse tal de coaching, então vi no Twitter esse link e gostei da reportagem. 


O texto é grandinho, mas é interessante. Conta um pouco da história da palavra, como esta função de coaching foi introduzida no mundo do trabalho, os tipos de coaching e as metodologias utilizadas. Então #ficaadica!

Hoje estou indo viajar para Córdoba, Argentina para um congresso. Trarei de lá muitos alfajores e novidades! ;)

beijos e bom feriado (chuvoso, para variar um pouquinho)
Fabi 



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista de emprego, fui bem ou não?!

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2011/10/26/OS-QUATRO-SINAIS-DE-QUE-UMA-ENTREVISTA-FOI-BOA.htm

Olá, achei este link com um comentário do consultor Max Gehringer para a rádio CBN Diário.
O comentário dele é bem rapidinho por isso acho que vale a pena escutar, mas com algumas ressalvas.

Max enfatiza alguns aspectos do comportamento do entrevistador que podem sinalizar para o candidato o grau de atenção dele para a entrevista, porém não há como levar estas dicas ao pé da letra. Por exemplo: "se a entrevista durar menos de 30 minutos não é um bom sinal", entrevistas no geral demoram aproximadamente este tempo, porém eu já fiz entrevistas em menos tempo e o candidato estava apto para a vaga, depende muito de como o candidato responde as perguntas e dos tipos de perguntas do entrevistador.


Outro ponto que ele comenta são possíveis interrupções do entrevistador enquanto o candidato fala ou quando o entrevistador mexe no celular, relógio ou computador. Claro que uma situação desta pode acontecer, porém seria de alguma forma falta de ética do entrevistador agir de tal forma.


O entrevistador assim como o candidato precisa estar ali por inteiro, ou seja, ter aquele momento para aquele candidato e mesmo que ele não seja apto para aquela vaga poderá vir a ser para futuras vagas!

Em suma: para saber se uma entrevista foi boa ou não pense em como você se sentiu enquanto candidato. Você conseguiu responder tudo o que lhe foi perguntado? Conseguiu expor com clareza suas experiências profissionais? Falou o que gostaria de ter falado? Passou tranquilidade? Sentiu-se acolhido pelo entrevistador? Tem ciência dos requisitos da vaga? Considera-se apto (de verdade) para assumir o cargo?
A partir de perguntas assim podem ajudá-lo a refletir mais sobre a situação da entrevista.

até a próxima ;)
Fabi.

domingo, 6 de novembro de 2011

Motivação ?!

Domingo ensolarado ai que vontade de ir para a praia! Só que... mais uma segunda-feira se aproximando, mais um dia de trabalho...  e a motivação, cadê?


Você já deve ter se sentido assim: “ai que aula chata, não quero ir”, “mais um trabalho para fazer”, “acaba semestre!”. Pois é final de semestre é sempre esse desespero de trabalhos, provas,  relatórios, etc, etc. E a motivação para tudo isso onde está?


Motivação é uma palavra genérica que pode dizer muitas coisas, mas apesar das inúmeros definições científicas e de senso comum há um núcleo comum a elas: vontade para fazer alguma coisa. Resumindo de maneira simplista a motivação é o que move as pessoas a fazerem coisas dentro de um certo contexto.

Escolhi falar de motivação hoje, apesar de encontrar vários artigos e videos interessantes sobre mercado de trabalho porque é uma queixa comum em todo lugar que vou e que já trabalhei. E sempre vem a grande questão: como motivar as pessoas?
Para essa pergunta ninguém tem resposta. É isso mesmo NINGUÉM tem resposta. A desmotivação pode ser consequência de inúmeras situações por isso é importante analisar o que está acontecendo na organização para então intervir. ;)

As organizações muitas vezes não entendem como o sujeito funciona e passa por cima daquilo que é importante para ele, cada vez mais vejo como é importante conhecer cada membro de uma organização para então entender os processos de desmotivação e intervir de forma eficiente não só com o sujeito, mas com a organização como um todo. Eis o papel da Psicologia dentro de uma organização!!!

E aí, como analisar as situações de trabalho?



Essa fica para a próxima!

Boa semana ;)
Fabi.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Programa Trainee e Programa de Estágio: você sabe a diferença?

Você já deve ter recebido algum e-mail, viu no facebook ou twitter, ou até um cartaz a divulgação de um Programa de Estágio ou de um Programa Trainee. Mas sabe realmente qual é a diferença entre os dois?


Não!?


Então vamos lá!


Programa de Estágio: O Programa de Estágio geralmente é destinado a estudantes do último ou penúltimo ano de faculdade e conta como um estágio curricular do curso de graduação.


Programa Trainee: O Programa Trainee é destinado a recém-formados (entre 1 e 3 anos de formatura), o programa tem por objetivo treinar (!) os candidatos selecionados em um determinado setor da empresa. O candidato possui um vínculo empregatício com a empresa.


O mais legal desses dois tipos de programas é a oportunidade de trabalhar dentro de uma grande empresa, viver a rotina, os problemas, as soluções encontradas, as formas de lidar com as situações. É a vivência, dentro ou quase dentro, da graduação de uma oportunidade rica de aprendizado.


Por isso atenção! Várias grandes empresas estão abrindo ou já abriram as inscrições para programas deste tipo.


É importante prestar a atenção nos pré-requisitos exigidos - período de formatura, inglês, curso - caso você não possua um dos requisitos o sistema elimina você no momento da inscrição. 
Outra dica legal é sobre as perguntas feitas na primeira etapa. Perguntas do tipo “No que você pode contribuir para nossa organização”, “Quais são as suas expectativas com o programa”, “Como nossa organização pode contribuir no seu aprendizado”, etc. Essas perguntas tem duas funções: 1) avaliar o quanto o candidato sabe da empresa que está se candidatando; 2) a criatividade e qualidade da escrita do candidato. Por isso atenção a ortografia!! Também pesquise o que a organização acredita ser a sua missão, visão e valores, ou seja, qual é a função e no que aquela organização acredita. Pesquisar é a alma do negócio!


A seguir alguns links do twitter interessantes que divulgam vagas de Programas de Estágio e Trainee:


@euvousertrainee  Divulga vagas de trainee de todo o Brasil
@grupofoco Divulgação de vagas de estágio e trainee assim como notícias sobre mercado de trabalho
@ciadetalentos  Divulgação de vagas de estágio e trainee
@ClickCarreira  Divulgação de vagas de estáfio e trainee assim como notícias do mercado de trabalho


Considero que o @clickcarreiras um dos melhores sites e twitter para informações sobre mercado de trabalho. Segue lá! (e nem estou ganhando nada para fazer propaganda deles...)


É isso, espero que gostem. Até a próxima!
Fabi. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dica da semana: Dinâmica de grupo e agora?

Esse videozinho fez parte da série "Meu primeiro emprego" do Fantástico apresentado pelo consultor Max Gehringer.
O vídeo é legal porque dá algumas dicas básicas como: vestimenta, atrasos, postura de candidatos, conhecimentos exigidos (por exemplo atualidades).

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1655832-15605,00.html

Em breve mais dicas sobre dinâmicas de grupo
;)

Dica de estágio

Duas ofertas de estágios bem legais

- Estágio de Comunicação
- Estágio de RH

ambas as vagas estão sendo gerenciadas pela BDR (www.bdr-do.com.br) . No site tem a descrição detalhada de cada vaga.

Gostou das vagas? Então mande seu currículo para recrutamento@bdr-do.com.br

Em breve mais dicas ;)

sábado, 15 de outubro de 2011

Redes Sociais: como usá-las a seu favor?

Facebook, Orkut, Linkedin, Twitter, Google +... ufa! Hoje em dia o que mais há são redes sociais. E não pense você que elas não fazem parte do mundo do trabalho, pois fazem e estão ganhando mais espaço entre os recrutadores.

As redes sociais estão sendo utilizadas com o objetivo de recrutamento de candidatos e divulgação de vagas. Cada vez mais as grandes empresas estão observando esta nova forma de organização social como uma fonte de novos talentos para seus quadros assim como de divulgação de seus produtos, uma aproximação cada vez maior entre empresas e púbico.

Mas e aí, você deve estar pensando, como posso utilizar estes recursos a meu favor? Então preste a atenção em algumas dicas e nas funções de cada rede social:

Orkut - uma das primeiras redes sociais, tem por objetivo conectar pessoas conhecidas ou não. Porém o orkut está morrendo! É uma pena dizer isso, mas a verdade é que o Orkut está perdendo espaço para as demais redes. Ainda assim é utilizado por mais de 80% dos internautas. Isso significa que você pode ainda manter uma conta no orkut com informações mínimas que possam servir para localizá-lo. Informações tais como nome (sim! o seu nome completo, apelidos dificultam a busca), local correto que você mora, e-mail e o perfil profissional (onde estudou ou estuda, área de interesse, atividades já realizadas, etc)

Facebook - está sendo o mais utilizado no momento por pessoas ou empresas com perfis e páginas.  Preste a atenção nas mesmas dicas do Orkut (nome, contato, experiências profissionais). Além disso, curta as páginas de empresas, assim você poderá saber as atualizações que podem lhe ser úteis.

LinkedIn- é a rede social que tem por objetivo contatar trabalhadores, estudantes com empresas, recrutadores, etc. O mais importante no LinkedIn é manter seu perfil atualizado e completo também as conexões são importante. Quanto maior o número de conexões que você tem, mais você aparece como resultado de buscas.

Twitter- o Twitter está sendo mais utilizado como meio de divulgação de vagas. Junte àqueles que você segue empresas especializadas no assunto. Aguarde para dicas de perfis do twitter interessantes!

Google + - está no começo, aguardamos para ver no que dá!

E o mais IMPORTANTE! Cuidado com o que você publica, as redes sociais são públicas! Seja você mesmo, seja autêntico naquilo que você acredita. Mas cuidado com aquelas fotos tiradas meio sem querer na balada, palavrões, erros de português, etc. E lembre-se as redes sociais servem como uma vitrine de quem é você e não só para empresas e recrutadores, mas para seus amigos, então não force a barra!


E aí, curtiu?
Quer saber mais do assunto?
Então aqui vai um link http://www.clickcarreira.com.br/Artigo.aspx?id=1643 do site Click Carreira que conta a história de uma moça contratada por uma empresa holandesa via rede social.

Até o próximo ;)
Fabi.

Olá!

Este blog surgiu a partir da minha percepção de dúvidas frequentes de candidatos em processos seletivos. O blog surgiu como uma oportunidade de compartilhar informações úteis sobre o mercado de trabalho, desmestificar algumas ideias sobre um processo de seleção, dar dicas sobre programas estágio e trainees assim como discussões atuais do mercado de trabalho e da área de Psicologia Organizacional.  
Bom trabalho para todos nós! Espero que gostem do blog!