terça-feira, 15 de novembro de 2011

Coach, você sabe o que é?

Olá amigos, 

estou passando para deixar uma dica para vocês! ;)

É o site administradores.com.br É um site bem interessante sobre mercado de trabalho e notícias no geral. 

Há algum tempo eu tinha algumas dúvidas sobre o que é esse tal de coaching, então vi no Twitter esse link e gostei da reportagem. 


O texto é grandinho, mas é interessante. Conta um pouco da história da palavra, como esta função de coaching foi introduzida no mundo do trabalho, os tipos de coaching e as metodologias utilizadas. Então #ficaadica!

Hoje estou indo viajar para Córdoba, Argentina para um congresso. Trarei de lá muitos alfajores e novidades! ;)

beijos e bom feriado (chuvoso, para variar um pouquinho)
Fabi 



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista de emprego, fui bem ou não?!

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2011/10/26/OS-QUATRO-SINAIS-DE-QUE-UMA-ENTREVISTA-FOI-BOA.htm

Olá, achei este link com um comentário do consultor Max Gehringer para a rádio CBN Diário.
O comentário dele é bem rapidinho por isso acho que vale a pena escutar, mas com algumas ressalvas.

Max enfatiza alguns aspectos do comportamento do entrevistador que podem sinalizar para o candidato o grau de atenção dele para a entrevista, porém não há como levar estas dicas ao pé da letra. Por exemplo: "se a entrevista durar menos de 30 minutos não é um bom sinal", entrevistas no geral demoram aproximadamente este tempo, porém eu já fiz entrevistas em menos tempo e o candidato estava apto para a vaga, depende muito de como o candidato responde as perguntas e dos tipos de perguntas do entrevistador.


Outro ponto que ele comenta são possíveis interrupções do entrevistador enquanto o candidato fala ou quando o entrevistador mexe no celular, relógio ou computador. Claro que uma situação desta pode acontecer, porém seria de alguma forma falta de ética do entrevistador agir de tal forma.


O entrevistador assim como o candidato precisa estar ali por inteiro, ou seja, ter aquele momento para aquele candidato e mesmo que ele não seja apto para aquela vaga poderá vir a ser para futuras vagas!

Em suma: para saber se uma entrevista foi boa ou não pense em como você se sentiu enquanto candidato. Você conseguiu responder tudo o que lhe foi perguntado? Conseguiu expor com clareza suas experiências profissionais? Falou o que gostaria de ter falado? Passou tranquilidade? Sentiu-se acolhido pelo entrevistador? Tem ciência dos requisitos da vaga? Considera-se apto (de verdade) para assumir o cargo?
A partir de perguntas assim podem ajudá-lo a refletir mais sobre a situação da entrevista.

até a próxima ;)
Fabi.

domingo, 6 de novembro de 2011

Motivação ?!

Domingo ensolarado ai que vontade de ir para a praia! Só que... mais uma segunda-feira se aproximando, mais um dia de trabalho...  e a motivação, cadê?


Você já deve ter se sentido assim: “ai que aula chata, não quero ir”, “mais um trabalho para fazer”, “acaba semestre!”. Pois é final de semestre é sempre esse desespero de trabalhos, provas,  relatórios, etc, etc. E a motivação para tudo isso onde está?


Motivação é uma palavra genérica que pode dizer muitas coisas, mas apesar das inúmeros definições científicas e de senso comum há um núcleo comum a elas: vontade para fazer alguma coisa. Resumindo de maneira simplista a motivação é o que move as pessoas a fazerem coisas dentro de um certo contexto.

Escolhi falar de motivação hoje, apesar de encontrar vários artigos e videos interessantes sobre mercado de trabalho porque é uma queixa comum em todo lugar que vou e que já trabalhei. E sempre vem a grande questão: como motivar as pessoas?
Para essa pergunta ninguém tem resposta. É isso mesmo NINGUÉM tem resposta. A desmotivação pode ser consequência de inúmeras situações por isso é importante analisar o que está acontecendo na organização para então intervir. ;)

As organizações muitas vezes não entendem como o sujeito funciona e passa por cima daquilo que é importante para ele, cada vez mais vejo como é importante conhecer cada membro de uma organização para então entender os processos de desmotivação e intervir de forma eficiente não só com o sujeito, mas com a organização como um todo. Eis o papel da Psicologia dentro de uma organização!!!

E aí, como analisar as situações de trabalho?



Essa fica para a próxima!

Boa semana ;)
Fabi.